"OS JARDINS VERTICAIS ARTIFICIAIS"
Os jardins verticais artificiais foram concebidos para ornamentar e dar vida a espaços públicos e privados que não ofereçam condições necessárias para o cultivo natural.
Existem espalhados por toda à parte do globo terrestre, em Portugal, nomeadamente, na cidade de Lisboa há alguns painéis verticais construídos com plantas artificiais. Porque somos um país de poetas e sonhadores temos sempre espaço para mais um jardim, ainda que seja artificial.
Atualmente, atravessamos o flagelo ambiental, urge ter iniciativas que possam de alguma forma contribuir para a melhoria, ainda que significativa, da atmosfera em que vivemos e da qual dependemos para continuar a viver. Nesta perspetiva justifica-se a criação de mais espaços artificiais em diferentes zonas da cidade.
Os benefícios são evidentes, para além de serem polos atrativos a nível estético tem a qualidade de preservar os recursos naturais (hídricos | energéticos) e de poupar o trabalho de manutenção, assim como, são uma barreira protetora (humidade | calor). Sendo produto do avanço das ciências (química | biologia), de uma industria reciclável, com a componente de arte (design) e inseridos no paradigma economia sustentável (qualidade de vida).
Claro que, como tudo na vida, têm os seus prós e contras!
Eu, pessoalmente tenho uma predileção por tudo que é natural e quanto às plantas, árvores, flores... não há nada melhor que senti-las (vivas) e poder usufruir do seu espaço em comunhão com a beleza natural e o cheiro caraterístico de cada uma delas. Mas, considero bastante importante e de ter em atenção o grande problema relacionado com questões ambientais e a escassez de recursos naturais. Por isso, penso que seja uma alternativa viável a implementação de painéis ou outros artificiais, desde que o espaço em questão se coadune com os mesmos e que haja bom senso | equilíbrio estético. Permita-se que haja sempre natureza!